• Theatro Treze de Maio

Edital Treze: O Palco da Cultura



EDITAL / REGULAMENTO

TREZE: O PALCO DA CULTURA

14ª EDIÇÃO


I. DO OBJETO


1.1. Através de processo de seleção, irá proporcionar a apresentação de 16 trabalhos produzidos por artistas, grupos, coletivos ou companhias de Santa Maria, no palco do Theatro Treze de Maio. Os trabalhos selecionados receberão um cachê e a bilheteria arrecadada no seu respectivo espetáculo.

O processo de seleção será realizado, através de avaliação dos trabalhos, por uma Comissão Julgadora que selecionará 07 propostas na categoria música, 05 na categoria teatro, 03 na categoria dança e 01 na categoria outros, incluindo literatura, humor e circo.


II. DAS CONDIÇÕES


2.1. Somente poderão participar do projeto Treze: O Palco da Cultura, artistas, grupos, coletivos ou companhias da cidade de Santa Maria, com no máximo 30 integrantes, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.


2.2. Somente poderão participar do projeto, artistas, grupos, coletivos ou companhias selecionadas e nominadas na proposta. Não será permitida a presença e atuação de outros artistas, grupos, coletivos ou companhias em shows ou apresentações de abertura, durante o evento ou seu encerramento.


2.3. Somente poderão participar produções inéditas no palco do Theatro Treze de Maio.


2.4. O projeto não prevê a isenção da taxa mínima de locação do Theatro Treze de Maio. O proponente, produtor ou responsável, fica ciente de que terá a responsabilidade de realizar o pagamento da taxa mínima de locação, obedecendo aos termos do Contrato de Cessão de Pauta.


2.5. Os artistas, grupos, coletivos ou companhias deverão apresentar somente uma proposta. Os espetáculos poderão ter entrada franca ou cobrança de ingresso com valor máximo de R$ 50,00 (Cinquenta Reais), respeitando-se o desconto para sócios do theatro e a obrigatoriedade da meia-entrada, conforme legislação vigente.


2.6. A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, como incentivo, fará o repasse integral da bilheteria de cada espetáculo ao produtor nominado na ficha de inscrição ou responsável designado, observado os casos que não atendam aos termos do Contrato de Cessão de Pauta.


2.7. As apresentações deverão acontecer de abril a dezembro de 2020. Os selecionados ficam, desde já, cientes de que esta é uma condição para a sua permanência no projeto.


2.7.1. Os selecionados deverão ocupar datas pré-selecionadas pela direção do Theatro.


2.7.2. As datas não deverão sofrer trocas, sob pena de perda para os suplentes. Caso fortuito ou de força maior, serão analisados, considerando a disponibilidade de pauta do Theatro Treze de Maio.


2.8. É vedada a participação dos membros da Comissão de Seleção.


2.9. Cada proponente poderá participar com apenas um trabalho que deverá conter:


2.9.1. Capa: com o nome do projeto e edição, nome do artista, grupo, coletivo ou companhia e nome do espetáculo. A capa pode ou não conter fotos da atração.


2.9.2. Apresentação: é preciso descrever o objeto do projeto. Faça uma síntese começando com um histórico da atividade, como surgiu a ideia, a sua importância, número de pessoas envolvidas, objetivos e, finalmente, a qual público se destina. Indique também a classificação etária.


2.9.3. Justificativa: na justificativa devem ser apresentadas as razões para a realização do projeto. É preciso enfatizar quais circunstâncias favorecem a sua execução, o justificam e o diferenciam, quais as suas contribuições para o desenvolvimento cultural do público ao qual se destina ou cidade na qual se insere. Cuidado para não se perder em detalhes.


2.9.4. Objetivos: devem expor os resultados que se pretende atingir, os produtos a serem elaborados, os benefícios da ação ou atividade cultural proposta. Faça um pequeno parágrafo com o objetivo geral e organize em tópicos os específicos.


2.9.5. Sinopse: faça um resumo claro e conciso. Na sinopse reside o maior poder de impactar e gerar interesse sobre o espetáculo. Escolha as palavras adequadas, instigue sem ser prolixo, seja claro e objetivo sobre o que será apresentado. Textos longos e difíceis podem gerar falta de interesse.


2.9.6. Ficha Técnica: relacione os principais profissionais envolvidos e suas funções. Relacione, também, as pessoas que estarão em cena como artistas convidados ou participações especiais.


2.9.7. Currículo: deve apresentar as informações mais relevantes do artista, grupo, coletivo ou cia.


2.9.8. Informações Adicionais: podem ser adicionadas fotos, conteúdo em áudio, vídeo ou links. Esses recursos podem “vender” melhor a sua ideia e trabalho.


2.10. Os trabalhos deverão ser entregues ou encaminhados para o endereço:

Theatro Treze de Maio – Praça Saldanha Marinho, sn° – Centro

CEP: 97.010-540 – Santa Maria - RS


2.11. A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio desconsiderará as inscrições apresentadas de forma diversa ou em que deixem de constar os documentos elencados abaixo.


III. DAS INSCRIÇÕES


3.1. As inscrições dar-se-ão no período de 04 a 13 de março de 2020.


3.2. Para a inscrição, os trabalhos deverão ser entregues em 02 (duas) cópias em CD, contendo, obrigatoriamente, arquivo de texto em Word ou PDF. O nosso melhor papel é o consumo consciente.


3.3. Serão desconsideradas as inscrições apresentadas após às 18h30min do dia 13 de março de 2020 e/ou que não apresentarem os documentos e materiais solicitados, tais como a ficha de inscrição impressa e CDs. O edital/regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis para cópia na gráfica HBinato, localizada na Rua Venâncio Aires, 2035, Centro.


IV. DA SELEÇÃO


4.1. A seleção será realizada por uma Comissão constituída por convite, integrada por 08 membros de notório conhecimento em teatro, música, dança, literatura e produção cultural. Esta Comissão terá a coordenação geral da diretora do Theatro Treze de Maio.


4.2. As decisões da Comissão Julgadora são irrecorríveis, podendo esta deixar de conceder o benefício em função da qualidade das propostas apresentadas.


4.3. O resultado da seleção será divulgado até o dia 25 de março de 2020. Os selecionados receberão uma comunicação por email. Esta informação também estará disponível em nosso mural, site, página do facebook ou pelo telefone (55) 30286245, de terça a sexta-feira, das 14h às 18h30min.


V. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO


5.1. Ficam estabelecidos os seguintes critérios como diretrizes gerais de avaliação para a Comissão:

a) Qualidade artístico-cultural;

b) Diversidade;

c) Ineditismo no palco do Theatro Treze de Maio;

c) Potencial de público e alcance social.


VI. DA PREMIAÇÃO


6.1. O projeto contemplará 16 trabalhos produzidos por artistas, grupos, coletivos ou companhias da cidade. Os selecionados receberão um cachê e a bilheteria arrecadada no seu respectivo espetáculo.


6.2. O cachê no valor de R$ 2.000,00 (Dois Mil Reais) será pago ao proponente, produtor ou responsável mediante apresentação de nota fiscal de serviço eletrônica - de natureza artística ou cultural - autorizada e disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria. Não será aceito documento fiscal de outro município.


6.3. Serão selecionadas as melhores propostas, assim distribuídas: 07 trabalhos na categoria música, 05 trabalhos na categoria teatro, 03 na categoria dança e 01 na categoria outros. Esse quantitativo poderá ser ampliado se houver número insuficiente de propostas num determinado segmento ou área.


6.4. Ocorrendo a desistência ou impossibilidade de apresentação, a oportunidade será dada a outra proposta, observada a ordem de classificação. A desistência ou a impossibilidade de participação neste projeto deverá ser comunicada à direção do Theatro Treze de Maio e Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer de SM, com no mínimo 60 dias de antecedência da realização do evento.


VII. DA OBRIGATORIEDADE


7.1. Os proponentes comprometem-se a cumprir, integralmente, a proposta aprovada e incluir em todo material de divulgação produzido, as seguintes indicações, obedecendo aos critérios de veiculação das logomarcas:


Treze: O Palco da Cultura assina como Apresenta (aplicação no cabeçalho);

Empresas assinam como Patrocínio ou Apoio Cultural (aplicação no rodapé).

Produtor, artista, grupo, coletivo ou companhia assina como Produção (aplicação no rodapé);

Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio assina como Realização (aplicação no rodapé);

Prefeitura Municipal de Santa Maria - LIC SM assina como Financiamento (aplicação no rodapé);


7.2. A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio dará apoio na divulgação dos espetáculos por meio de mala-direta impressa, site, rede social e assessoria de imprensa ou de divulgação.


7.3. Aos selecionados e participantes do projeto, caberá o compromisso:


7.3.1. Promover e realizar o espetáculo, de acordo com a proposta apresentada e aprovada. Não serão aceitas mudanças no seu conteúdo, estrutura ou estética.


7.3.2. Criar o material de divulgação do espetáculo, como cartaz (peça obrigatória), programa, folheto, banner e divulgação paga (opcional), ficando sob a sua responsabilidade os custos de produção e veiculação. O material deve ser aprovado pela Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria - Sistema LIC SM. Diante de alguma irregularidade, deverá ser refeito.


7.3.3. Repassar à assessoria de comunicação, a arte final aprovada do cartaz, as informações atualizadas sobre o espetáculo e fotos para divulgação. O texto e fotos em alta resolução, com o devido crédito do autor, deverão ser enviados por e-mail com pelo menos 15 dias de antecedência da realização do evento.


7.3.4. Entregar com antecedência à assessoria de comunicação, uma cópia do material impresso produzido e veiculado, que comprove a ação realizada. Uma segunda cópia para a Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria.


7.3.5. Pagar a taxa de locação do Theatro Treze de Maio, taxa do ECAD (quando uma exigência) e os 3% de ISSQN para a Prefeitura Municipal de Santa Maria sobre a renda de sua bilheteria. O borderô será entregue ao final de cada apresentação ou no dia seguinte, de terça a sexta-feira, em horário de expediente, ao proponente ou produtor nominado na ficha de inscrição. Lembre que existe um Contrato de Cessão de Pauta a ser assinado e respeitado.


7.3.6. Aos selecionados caberá o compromisso de participar como artista ou ouvinte da contrapartida do projeto, uma ação a ser realizada em data e horário a serem definidos pelo empreendedor cultural.


7.3.7. A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio propõe, como contrapartida, para benefício da comunidade cultural e de Santa Maria, o evento “Diálogos Culturais”. Em tempo oportuno serão divulgados os detalhes desta ação.


7.3.8. Os artistas, grupos, coletivos ou companhias ficam, desde já, comprometidos em participar do evento sem qualquer ônus ao projeto; Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria ou Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio. A presença dos selecionados poderá ser registrada numa lista e anexada ao relatório de prestação de contas do projeto.


7.3.9. Outra contrapartida será a destinação de 33 cortesias à Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria, mais 05 cortesias convênio Prefeitura Municipal e Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, num total de 38 por evento. Os ingressos devem ser retirados por um funcionário designado. Não havendo a retirada antecipada, ficam liberados para venda.


7.4. O descumprimento das exigências constantes neste edital/regulamento implicará na adoção de medidas cabíveis e um possível cancelamento de sua participação no projeto.


VIII. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS


8.1. O proponente será responsável pela proposta e pelos documentos encaminhados, não implicando qualquer responsabilidade civil ou penal para o realizador, financiador ou demais parceiros do projeto.


8.2. Os selecionados estarão sujeitos às penalidades legais, pela inexecução total ou parcial deste projeto, ou, ainda, pela execução de sua proposta em desacordo com os seus objetivos, obrigando-se a desistir de participar desta iniciativa cultural.


8.3. A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio poderá utilizar as fichas, as peças publicitárias e fotos dos trabalhos selecionados na divulgação do projeto e para relatórios.


8.4. O ato da inscrição implica a sujeição às condições estabelecidas neste edital/regulamento.


8.5. As propostas não selecionadas ficarão à disposição da Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, até 30 dias após a divulgação do resultado, podendo ser utilizadas caso haja número insuficiente de participantes em uma ou mais modalidades.


8.6. Os casos omissos serão apreciados e resolvidos pela Comissão de Seleção, ficando, desde logo, eleito o foro da Comarca da cidade de Santa Maria para dirimir eventuais questões decorrentes deste edital/regulamento, que ficará à disposição, por tempo limitado, na administração do Theatro Treze de Maio.


Santa Maria, 13 de Janeiro de 2020.


Marilia Chartune Teixeira

Presidente da Associação dos

Amigos do Theatro Treze de Maio

687 visualizações

© 2020 POR THEATRO TREZE DE MAIO. CRIADO COM WIX.COM