A Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, mediante a utilização dos mecanismos de fomento e incentivo existentes na esfera municipal, estadual e federal, planejou e realizou dez diferentes ações culturais e de interesse coletivo. Durante anos contou com os serviços da produtora Cida Assessoria de Eventos, atual Cida Cultural, empresa que investe há mais de duas décadas em cultura no Rio Grande do Sul.

 

Atualmente, a entidade possui três projetos, um deles planejado, produzido e divulgado em parceria com a Chili Produções Culturais:

CARROSSEL CULTURAL "FÉRIAS DIVERTIDAS"

O projeto propõe a realização de espetáculos teatrais infantis durante o mês de janeiro. A programação de férias vai fazer a alegria da criançada e dos adultos. O foco no público infantil não é por acaso, objetiva ampliar o acesso das crianças à arte e cultura de qualidade, divertir, entreter e fortalecer vínculos. O projeto dá origem a uma nova geração de espectadores, habituados desde cedo a entender os códigos de um teatro. Um programa gratuito para toda a família. Realização: Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio. Produção Executiva: Chili Produções Culturais. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. 

MANUTENÇÃO & MELHORIAS DA INFRAESTRUTURA DO THEATRO TREZE DE MAIO

O objetivo geral do projeto é assegurar que, por meio dele, sejam captados os recursos que possibilitem qualificar e revitalizar os equipamentos técnicos e instalações do Theatro Treze de Maio. O prédio de 1890, reaberto em 1997, tem recebido anualmente manutenção graças ao financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. Os recursos nem sempre são suficientes para todas as obras e aquisições pretendidas ou necessárias, contudo tem sido fundamental. Cuidar significa garantir respeito ao espaço e às pessoas. O trabalho que se faz hoje é para honrar o legado dos cidadãos que outrora tiveram o sonho e a coragem de construir um teatro, de fazer jus ao título de Cidade Cultura. Realização: Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio. Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

TREZE: O PALCO DA CULTURA

O projeto trata de um apoio à realização de atividades culturais, promovido e realizado pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. Após doze edições, permanece como uma ação ímpar, reafirmando a cada ano o seu compromisso com o desenvolvimento, a transformação, o fortalecimento e a difusão das artes em seus diferentes gêneros e linguagens. A programação é marcada pela evidência de artistas, grupos, coletivos ou companhias da cidade. Soma-se a outras iniciativas culturais que estimulam a arte em suas variadas formas de produção e consumo.  

© 2019 POR THEATRO TREZE DE MAIO. CRIADO COM WIX.COM

Emília e Dom Quixote

Foto Ronald Mendes